Cultura em Escada terá programação ampliada durante mês de maio

6º Aniversário do Museu Cícero Dias, Semana de Museus, 1ª Mostra de Artes Visuais, além de palestras e visitas guiadas fazem parte da programação cultural de Escada durante este mês de Emancipação Política. Um roteiro que sugere, inclusive, a defesa Cícero Dias como principal ícone da cultura escadense.

O museu Cícero Dias tem uma programação com início no próximo dia 15 e segue até o final de maio com diversas palestras. Temas como Cultura Popular, Oligarquia Açucareira, Baronato, Academia Escadense de Letras, Patrimônio Indígena, além de outros, reforçam a importância de Escada no cenário cultural da região e do estado.

No dia 15 de maio o Arquivo Público Municipal, também na Rua da Matriz, realiza de forma inédita a 1ª Mostra de Artes Visuais Cícero Dias. Uma exposição que reúne ao mesmo tempo diversos artistas escadenses, ligados às artes plásticas, e várias obras do Pintor Cícero Dias.

“É uma programação que pode despertar nas pessoas a importância de termos em nossas origens um pintor de renome internacional, como Cícero Dias. Esta iniciativa da gestão do prefeito Lucrécio Gomes pode se transformar num marco para a cultura e desenvolvimento de Escada”, declarou o Secretário de Educação e Cultura, Kennedy Santos.

Confira a Programação do Museu Cícero Dias:

15/05: 19h, aniversário do 6º ano do Museu Cícero Dias e abertura da 1ªMostra de Artes Visuais Cícero Dias.

16/05: 10h, Abertura do ciclo de palestras no Espaço Cultural Museu Cícero Dias sobre o patrimônio indígena de Escada pelo professor e acadêmico Valdecir Leocádio.

17/05: 19h, Abertura do projeto “Uma noite no Museu”  com a palestra Lendas, Mitos, Contos e Assombrações de Escada, pela Historiadora e acadêmica Mariinha Leão.

18/05: 10h, Palestra sobre a religiosidade do povo Escadense, pelo Pe. Robson Soares.

19/05: 10h, Palestra sobre à Escravidão, pelo professor e historiador Danilo Souza.

22/05: 10h, Palestra sobre Cultura Popular, pelo artista escadense Edvaldo Livino (Dudoce).

23/05: 10h, Palestra sobre a Oligarquia Açucareira e Baronato, pelo Dr. Henrique Bastos.

26/05: 10h, Palestra sobre à importância da Academia Escadense de Letras, pelas acadêmicas Dra. Ana Neto e Teresinha Melo.

29/05: 10h, Palestra sobre Contos e Prosas, pelo escritor e acadêmico Adriano Sales.

30/05: 10h, Palestra sobre à importância do Instituto Histórico no município de Escada, pelo acadêmico Dr. Waldyr Siqueira.

31/05: 10h, Encerramento da programação do aniversário do Museu com a palestra sobre vida e obra de Cícero Dias, pela pesquisadora e fotógrafa Selma Coelho.

Um horário especial para os fins de semana está sendo planejado pela Diretoria do Museu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s