Professores analisam Gêneros Textuais e Avaliações Externas

Gêneros textuais – uma análise dos descritores em itens avaliativos (SAEB e SAEPE) foi o tema sugerido pela professora Zete Cavalcanti durante a formação em rede destinada aos professores do II Ciclo. Uma reflexão sobre a importância do processo da aquisição da leitura, direcionando caminhos para alcançar objetivos e metas.

De acordo com Zete Cavalcanti “a escolha do eixo leitura se deu por ele possibilitar uma maior reflexão na melhoria da qualidade do ensino, e por contemplar os variados gêneros discursivos, como também as práticas de leitura que compõem os blocos da Matriz Curricular da área específica, envolvendo as competências e habilidades comunicativas, como a capacidade de utilizar de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações dos procedimentos de leitura. Cavalcanti destaca ainda a importância de “resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania”.

A oficina, além de fundamentação teórica, abordou as estratégias e etapas de leitura e fez análise de descritores e estudos em grupo de analogia dos gêneros. A forma de abordagem e o conteúdo enfatizado foram bem avaliados pelos professores participantes.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s