Lendas de Ariadne e Procrusto no caminho da pesquisa escolar

A área de Ciências Humanas foi um dos destaques durante a II Formação Continuada em Rede realizada no dia 25 de julho pela Secretaria da Educação, da Cultura e dos Esportes.

Apresentando como temática “Em busca do fio de Ariadne e a fuga da cama de Procrusto: Ciências Humanas e as grandes questões de nossa época II”, pelo professor Dr. Tarcísio Silva (UFRPE), a palestra teve o objetivo de aprofundar a discussão sobre a pesquisa escolar com foco em temas de urgência social necessários à formação humanística dos(as) estudantes e sugerindo a prática da pesquisa escolar como para a aprendizagem.

A pesquisa escolar aparece no contexto da prática pedagógica como um recurso carregado de uma certa dualidade. Pode ser uma estratégia – uma importante ponte para aprendizagem – como pode ser uma atividade extremamente improdutiva quando, em sua concepção e execução, não conduz o(a) professor(a) e o(a) estudante ao exercício da reflexão tanto do tema/questão investigado, quanto das etapas metodológicas que permitiram o levantamento e análise dos dados.

A esse respeito, foi proposto na formação a reflexão de duas lendas do mundo grego: o fio de Ariadne e a cama de Procrusto, como caminhos para pensarmos a construção da pesquisa escolar a partir de temas de urgência social.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s