Dia da Consciência Negra fortalece luta contra o preconceito

Neste dia 20 de novembro, em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, as escolas da Rede Pública Municipal de Escada se dedicaram à tarefa de conversar com os alunos sobre um dos grandes problemas que marcam a sociedade brasileira: o preconceito racial.

Com o uso de atividades, produção de cartazes, contação de histórias, leitura, e tudo isso feito de forma coletiva, as crianças puderam entender a importância e a necessidade do respeito à diversidade étnica e cultural.

Entre as vivências da cultura negra foram destacadas a capoeira, a importância do negro na nossa história e o fortalecimento de sentimentos como amor, respeito, paz, união e esperança. Um diálogo que definiu no imaginário dos alunos que o preconceito precisa ser enfrentado por todos.

A escola Costa e Silva (foto, por exemplo, levou os alunos às ruas numa caminhada que propunha a esperança na união de todos. Outras escolas reunião as crianças no pátio ou nas salas de aula, mostrando que não há outro caminho para a humanidade, senão a convivência em harmonia.

“Mais uma vez estamos diante do debate sobre a pedagogia do saber conviver, proposta que implementamos desde o início do ano letivo. São atitudes como estas, vivenciadas todos os dias, que podem sugerir uma sociedade melhor”, declarou o secretário de Educação, John Kennedy,

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

Clique e confira algumas fotos da mobilização!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s