Alunos escadenses quebram paradigmas e revelam-se pesquisadores

O primeiro de dezembro de 2017 foi marcado por um dos momentos mais significativos para o Ensino de Ciências das Escolas da Rede Municipal e para a Escola Municipal Barão de Suassuna que se transformou em palco para realização da I MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Os protagonistas eram estudantes dos 9º anos das escolas: Barão de Suassuna, Maria Lins de Holanda Cavalcanti, Dr. José Henrique, Padre Geraldo Leite Bastos, Professora Lygia Magdala, Professora Almérita Araújo, Humberto de Campos, Zenóbio Lins, Tancredo Neves e Marechal Costa e Silva.

A I Mostra de Trabalhos de Pesquisa é fruto do Projeto de Formação de Professores de Ciências da Rede Municipal que tem a pesquisa científica como  pressupostos teóricos e metodológico. O processo de formação que vem sendo mediado pela Gerente de Desenvolvimento de Ensino, Ana Neto, Dra. em Ensino de Ciências em parceria com a professora Lourdes Fragoso, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, considera o professor construtor dos seus saberes e a sala de aula, um dos principais espaços para essa construção.

O evento  contou com a presença do Vice Prefeito, Sr. Ivanildo Bezerra, o secretário de Educação, John Kennedy, a Secretária de Desenvolvimento Social, Professora Nilbe Moreira, além de toda equipe de examinadores que avaliou as apresentações dos estudantes, considerando, entre outros aspectos, o rigor metodológico da pesquisa.

“Os estudantes dominavam o conhecimento e demonstravam muita satisfação em participar de processo tão rico de formação”, afirmou o Secretário de Educação, ao transitar por entre a Mostra e examinar as apresentações dos estudantes autores.

O ensino de ciências deve cumprir com a função de alfabetizar cientificamente os estudantes. A proposta da pesquisa é um caminho importante nesse processo e precisa começar na educação infantil. Estamos investindo na formação do professor no propósito de formar uma rede de multiplicadores tendo a sala como laboratório.

“Iniciamos nos nonos anos. Estamos satisfeitos com os primeiros resultados e com a integração das escolas. Parabenizamos todos os gestores, coordenadores pedagógicos, os professores de Ciências e os todos os estudantes envolvidos”, declara Ana Neto.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

Confira outras fotos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s