O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) é o indicador de qualidade da educação pública no estado que permite diagnosticar e analisar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo do IDEPE considera dois critérios: fluxo escolar e o desempenho dos alunos do 5º e 9º do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), além do 3º ano do Ensino Médio.
Um comparativo entre os anos 2010 a 2017, aqui chamado de “Série Histórica do IDEPE” revela que em 2017 Escada alcançou o seu maior índice histórico nesta sequência de oito anos. A afirmativa serve tanto para turmas de 5º ano quanto de 9º.
O gráfico nos mostra que em 2010 as turmas de 5º ano tinham índice de 3,3, enquanto que as de 9º ano, 2,6. Em 2017, o primeiro índice subiu 5 décimos e o segundo, 6 décimos. Parece pouco, mas se refletirmos em termos percentuais, significa dizer que crescemos mais de 15% no 5º ano e 23% no 9º ano.
“Os resultados mostram o esforço, desde que assumimos, de confirmar educação como prioridade do nosso governo. Mostram que nosso sistema de ensino tem avançado”, declaro o prefeito Lucrécio Gomes ao saber dos resultados.
O Secretário de Educação, John Kennedy, avalia que “os índices caminham para o cumprimento do objetivo que fora planejado. No entanto, temos a clareza de que podemos avançar ainda mais”.
Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.