No próximo dia 20 de novembro (terça-feira) o Brasil estará comemorando o Dia da Consciência Negra. Instituída oficialmente no âmbito nacional em novembro de 2011, a data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
Na Escola Municipal Dr. José Henrique, em Massauassu, a professora de Língua Portuguesa, Ana Paula, desenvolveu com os alunos do 6° e 7° anos diversas atividades sobre a consciência negra.
O objetivo do trabalho foi propor uma reflexão na comunidade escolar sobre a atual situação dos negros no país, na cidade e, especialmente, na comunidade de Massauassu.
“Mostrar a importância da história e da cultura afrodescendente, além de discutir questões de preconceito racial são temas que precisam avançar no cotidiano de nossas escolas. É fundamental ressaltar que nossa escola tem a responsabilidade de mostrar, através de trabalhos como este, a importância da diversidade, seja ela de raça, cultura, ou etnia”, destacou Vanderlucia Oliveira, Coordenadora Pedagógica em Massauassu.
Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.
Categorias:Consciência Negra, Datas comemorativas, Práticas Pedagógicas, Projetos