Educação Infantil

Identidade e leitura numa mesma atividade

A professora Ana Célia, da Escola Municipal Tancredo Neves, em Nova Cidade, propôs em sala de aula uma atividade que vincula leitura e identidade com seus alunos do Jardim ll.

A proposta consistiu em chamar cada aluno, entregar uma ficha e pedir que eles olhassem as letrinhas que formam o seus nomes. Em seguida, a professora escreveu o primeiro nome de cada aluno no quadro e eles iam percebendo a relação com a ficha.

Em novo momento, as fichas foram recolhidas e colocadas no chão. A nova atividade tratou de chamar cada um dos alunos e pedir que escolhesse a sua ficha.

Finalmente, No último momento eles escreveram seu primeiro nome, mostraram a primeira e última letra e contaram o número de letras do seu primeiro nome. As declarações dos próprios alunos dão a verdadeira noção da importância da atividade.

“Tia, esse é o meu nome!”, disse John com um sorriso largo. Ainda inseguro, Wanderson disse: “Acho que esse é o meu nome!”. E finalmente, grita Stefhany: “Eu achei!”.

“Três tiveram dificuldades para identificar. No entanto, outros dois alunos além de identificarem seus nomes, ainda ajudaram a identificar o nome do colega ao lado. Os demais alcançaram o objetivo da aula”, declarou Ana Célia, professora.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s