No cenário nacional, Pernambuco tem se destacado no Ensino Médio. O Ceará tem se qualificado cada vez mais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Então, que tal unir os dois Estados com o objetivo de partilhar as experiências?
Com o objetivo de fortalecer esta parceria e melhorar ainda mais a qualidade da educação em Pernambuco foi lançado nesta terça-feira (11), no Teatro Guararapes, o “Programa Criança Alfabetizada”. A iniciativa deve contemplar mais de 330 mil crianças; formação para 23 mil profissionais; avaliação anual de mais de 94 mil crianças; além de bolsas, prêmios e outros incentivos para professores e escolas.
A ideia é fortalecer a alfabetização das crianças no primeiro ciclo de sua aprendizagem. Para isso, o programa vai ampliar os recursos destinados aos municípios o que deve injetar mais de R$ 50 milhões na educação em todo Estado.
Em declaração à Rede Globo o prefeito Lucrécio Gomes destacou que “esse programa Criança Alfabetizada vem justamente fazer com que o Ensino Fundamental prepare as crianças para quando chegarem no Ensino Médio com potencial de igual para igual com as outras escolas”.
Para o Secretário Municipal de Educação, John Kennedy, “Escada tem avançado em alguns segmentos de educação, principalmente no 2º ano. A alfabetização é fundamental para a melhoria do desempenho dos alunos nos anos seguintes. Por isso, o Criança Alfabetizada pode significar um passo importantíssimo na qualificação ainda maior do ensino em Escada e em todo estado.
Confira ainda:
http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=4931
Prefeitura da Escada: o trabalho continuar.