Criança Alfabetizada

Duas formações preparam professores para o “Criança Alfabetizada”

Duas formações direcionadas ao “Programa Criança Alfabetizada” foram realizadas com professores e coordenadores em Escada. A primeira, na sexta-feira (30); a outra na segunda-feira (2). A formação teve como foco os 103 profissionais de educação, entre professores, coordenadores e assistentes do Programa Mais Alfabetização (PMAlfa).

O programa garante que as crianças matriculadas nas escolas da Rede Pública Municipal irão receber material individual (Almanaque), do 1º e do 2º ano, e os professores receberão manuais específicos para ensino nestas turmas. O Criança Alfabetizada traz a perspectiva da alfabetização e letramento.

Atualmente a Rede Pública Municipal em Escada conta com 32 escolas que ofertam o 1º Ciclo de Alfabetização. Destas, 18 contemplam alunos na área urbana e 14 na área rural, perfazendo um total de 1.100 alunos que serão alcançados pelo programa. Os profissionais envolvidos buscarão executar atividades pedagógicas diferenciadas com ações e planejamentos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho e o sucesso dos alunos.

Segundo Rosilene Maciel, o programa vem fortalecer todo o trabalho já executado na rede, disponibilizando um material lúdico e brincante, regionalizado dentro da nossa cultura, sugerindo um trabalho mais significativo para a alfabetização na idade certa e que leve as crianças ao empoderamento cultural.

Temas como estrutura do material didático (Almanaque), interdisciplinaridade, concepção de alfabetização, organização do tempo pedagógico, oficina de jogos e outros, foram abordados e discutidos pelos profissionais que participaram da formação.

O programa será monitorado por um sistema próprio (online), o que facilitará o acompanhamento da aprendizagem e a mediação contínua dos professores. A Coordenadora Regional da Mata Centro, Sueli Ramos, acompanhou o segundo dia de formação e destacou a forma e a objetividade com que a SEDUC/Escada vem conduzindo todo processo de formação..

Prefeitura da Escada: o trabalho continua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s