
Neste 8 de março, onde internacionalmente é celebrado o dia da Mulher, rendo minha homenagem a todas as mulheres escadenses.
Ao celebrar esta data, que é símbolo da resistência e bravura feminina, quero dizer do quanto sou sensível à luta pelo respeito e igualdade entre homens e mulheres.
Somos sabedores e sabedoras do quanto a escola (assim como em cada espaço fora dela) reflete todos os conflitos, contradições e desigualdades sociais, a exemplo do preconceito, que gera discriminação e violência contra as mulheres.
Entretanto, sabemos também que a escola é um ambiente propício à construção de novos saberes que devem gerar novas práticas.
Entendemos assim, ser urgente que nossas escolas, em todos os seus espaços, vivenciem experiências e práticas que tenham como fio condutor a dimensão inclusiva e cidadã; onde os direitos humanos sejam considerados alicerces para construção de uma sociedade de maior igualdade, com mais paz, livre de preconceitos e discriminações.
Sendo assim, o momento exige que todos os cidadãos e cidadãs escadenses a se engajem nesta grande tarefa de defender a escola como um lugar privilegiado, princípio e sintonizado com o dizer de Paulo Freire,(2000:31) “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Parabéns a todas as mulheres escadenses! Vocês vêm sempre dedicando o melhor de si pela felicidade do nosso município!
Jonh Kennedy Jerônimo dos Santos
Secretário de Educação, da Cultura e dos Esportes.
Categorias:Sem categoria