O Congresso Nacional de Educação (CONEDU), é um evento que oportuniza discussões que valorizam as práticas de profissionais da Educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas. Para este ano em sua sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos”.
O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos.
Pela primeira vez o evento traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. Será online nos dias 15, 16 e 17 de outubro. E dentre os trabalhos a serem apresentados há um que foi produzido por estudantes do 9º ano da rede municipal intitulado “O LIXO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO ECOSSISTEMA URBANO DO MUNICÍPIO DE ESCADA – PE” e orientado pela Professora Ane Cleries da Escola Municipal Dr. José Henrique. Trata-se de uma análise da percepção ambiental dos moradores sobre os impactos que o lixo causa. Durante a realização do Trabalho foi possível direcionar e assumir o desafio de buscar o envolvimento de relevância dos munícipes de Escada sobre a urgência das questões ambientais, e assim, ter um ambiente favorável para um alinhamento conceitual e a fundição de horizontes sobre a temática de relevância socioambiental.
Categorias:Notícias Recentes, Projetos