Reorganizador Curricular

Olá, professores e professoras!

É com imensa satisfação que a Secretaria da Educação, da Cultura e dos Esportes de Escada apresenta o documento de Reorganização Curricular da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, para serem seguidos a partir do Ano Letivo de 2021.

A proposta de Reorganização Curricular aqui apresentada configura-se como uma referência para o planejamento dos professores nesse período de distanciamento, mas também no retorno às aulas presenciais.

Com o anúncio da pandemia, a SEDUC/Escada, em consonância com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), obrigou-se a repensar as formas de ações pedagógicas para estudantes e professores durante o período do distanciamento social.

Com vista a este novo desafio, a equipe técnica da SEDUC/Escada selecionou os objetos de conhecimento considerando sua relevância, pertinência e relação com outros a serem estudados em cada bimestre.

Nos termos da orientação da Secretaria Estadual De Educação (SEE), salientamos que “a materialização de tais medidas recai, também, sobre a reformulação do calendário escolar; e, assim, sobre o redimensionamento da carga horária anual destinada ao desenvolvimento das aulas presenciais no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos saberes escolares, sendo possível a mesma ser complementada por atividades não presenciais, podendo também ser reordenada considerando a programação curricular de 2021”.

Dessa forma, é necessário que professores reorganizem o seu planejamento anual, de modo que possam priorizar neste retorno a revisão do que foi trabalhado presencialmente no início do ano letivo, o que foi trabalhado nas atividades não presenciais, bem como dar continuidade ao planejado considerando a nova organização do currículo a partir das habilidades prioritárias para 2020.

Para melhor alcance dos objetivos deste documento, sugerimos aos professores em seus planejamentos: a) Contemplar todas unidades temáticas/eixos constantes do Currículo escadense; b) Priorizar habilidades e objetos de conhecimento mais relevantes; c) Considerar a continuidade das aprendizagens no decorrer de todo processo de ensino; d) Observar os objetos de conhecimento e conteúdos relevantes para compreensão de situações do cotidiano. Além destes itens, outros podem ser levados em consideração para que seja garantido aos estudantes o acesso ao conhecimento e ao ensino, necessários a sua completa formação.

Apresentado de forma resumida e didática, este documento se propõe como mais uma fonte de orientação pedagógica, a qualificar cada vez mais o ensino em nossas escolas.

Tenham todos e todas um bom trabalho e esperamos que os frutos dessa grande mobilização teórica sejam capazes de produzir, na prática, a contínua evolução da educação em nosso município, tanto no campo quanto na cidade.

Que Deus abençoe a todos nós!

Escada, Novembro de 2020.

Secretaria da Educação, da Cultura e dos Esportes de Escada-PE

Acesse aqui os cadernos dos Anos Iniciais e Finais: