São Severino

 Aguardando Foto
Nome da Escola: Escola Municipal São Severino dos Ramos
Gestora: Maria das Graças da Silva Dias
Coordenação Pedagógica: Vaneide Gomes da Silva
Histórico da Escola: Em 1983, na Rua Antônio de Paula Mendes, s/nº em Nova Escada, um casal, senhor Francisco e dona Francisca, construíram ao lado de sua residência algumas salas de aulas para sua filha, Maria das Graças, lecionar. Com a ajuda de mais dois professores o espaço escolar passou a oferecer o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) nos turno diurno e vespertino. Segundo relatos, no ano de 1985 o prefeito da época José Mário Leite, visitou o bairro Nova Escada, ficando sensibilizado com a estrutura da escola e com a boa vontade daquelas pessoas. Com isso, construiu um prédio próprio para a instituição que recebeu o nome de São Severino dos Ramos em homenagem ao filho de dona Francisca e seu Francisco que morreu aos nove anos de idade, e a escola passou a pertencer ao município de Escada. Diante do exposto, tivemos a concretização da instituição de ensino proporcionando a comunidade, até os dias atuais, a oportunidade de estudar, se propagando nas várias gerações. Atualmente oferece a Educação Infantil e o Ensino Fundamental anos iniciais, nos turno diurno e vespertino.
Servidores (as)
Aux. Administrativo:  O servente efetivo Carlos Eduardo Gomes de Barros, atua na escola dando o suporte administrativo, além de desempenhar a sua função de origem.
Merendeiras: Cícera Maria Freitas da Silva e Sueli Maria da Silva
Porteiros(as): Maria José da Silva
Vigilantes:  
Zeladoras: Carlos Eduardo Gomes de Barros / Genileide Maria Leite da Silva / Vera Lúcia Carvalho de Lima / Almir José do Nascimento / Maria José da Silva IX / Maria José da Silva.
 
Níveis e Modalidade de Ensino
Quantitativo de alunos matriculados em 2017:
Fundamental dos Anos Iniciais: 252 Fundamental dos Anos Finais: ___
Educação Infantil: 65 EJA: ___
Outros:
 
Aspectos Pedagógicos
Missão: – Promover uma educação de excelência, utilizando uma metodologia inovadora no ensino, atuando com ética junto a todos que formam a comunidade escola, tendo por referência o construtivismo;

– Formar cidadãos críticos/reflexivos do seu papel na sociedade, de forma democrática, apresentando-lhes seus direitos e deveres.

Visão: – Ofertar uma educação de qualidade, como direito, aos cidadãos desta localidade, possibilitando seu crescimento sócio-econômico, assim como a satisfação de todos os envolvidos, dando ênfase à questão da cidadania e aos valores éticos que possibilitam uma melhor relação no ambiente escolar, perpassando estes, para o meio social externo. Além disso, nossa instituição busca aplicar medidas que satisfaçam as nossas propostas dos planos de ação, estabelecidas pelo corpo docente, funcionários no geral e a comunidade.
Metas: Erradicar a evasão escolar: Acompanhar os registros de frequência dos alunos em sintonia com corpo docente da unidade de ensino, traçando estratégias para a reversão do quadro;

Melhorar o aproveitamento dos discentes nas avaliações externas e internas: Identificar quais as disciplinas críticas, aquelas em que os discentes apresentam mais dificuldades, para que sejam aplicadas medidas pedagógicas, tais como, formação continuada para os docentes e o reforço escolar para os estudantes;

Execução de prática pedagógica construtivista: Realizar capacitações bimestrais com os professores durante todo o ano letivo, sendo discutidas nestas, práticas alternativas de ensino, buscando abrir espaço para um diálogo coletivo, de como aplicarmos uma metodologia construtivista e formarmos nossos alunos numa perspectiva ativa, sendo estes críticos/reflexivos;

– Aplicabilidade de temas transversais: Execução de projetos que abordem diferentes temáticas, tais como: Ética; Diversidade Cultural (Leis 10.639/03 e 11.645/08); Educação ambiental; Saúde; Orientação Sexual; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros;

Gestão democrática (responsabilidade individual e coletiva): Observar diariamente os acontecimentos da escola, levando em consideração o cumprimento da carga horária pelos funcionários. Exercemos em nossa instituição a Gestão democrática, fazendo como que todos os profissionais participem ativamente das tomadas de decisões referentes à escola. Porém, a fiscalização da equipe gestora frente aos problemas oriundos no decorrer do ano letivo é uma ação essencial para uma boa funcionalidade escolar.

Projetos de Pesquisas da Escola
Evasão Zero Equipe gestora e pedagogia da unidade escolar
Qualifica Mais Equipe gestora e pedagogia da unidade escolar
Família na escola: Uma parceria permanente Equipe gestora e pedagogia da unidade escolar
Docentes
Fundamental dos anos iniciais: Cândida Noêmia Tavares da Silva (magistério) / Maria de Lourdes Rodrigues da Silva / Maria de Fátima Batista / Joseane Gomes de Souza/ Rosa Priscila de Verçosa Costa / Sara Catarina da Silva/ Simone Regina de Andrade Lemos/ Lauricéia Fernandes da Silva/ Helen de Fátima de Sena/ Vilma Gomes da Silva/ Sandra Cristina de Sousa/ Maria José Sousa da Silva / Marlene Maria Torres.

– Todas as professoras, exceto Cândida Noêmia, possuem graduação em pedagogia e especialização, concluída ou em andamento.

Fundamental dos anos finais: __________
Atendimento Especializado
Professores do AEE: ___
Número de alunos atendidos no AEE: ___
 
Espaço Físico(Infraestrutura)
Número de Salas: 09 Bibliotecas: 01 Sala Multifuncional: 01
Secretaria: 01 Quadra de Esporte: __ Banheiros Professores: 01
Banheiros Alunos: 02 Cozinha: 01 Outros:
 
Contatos
Endereço: Rua Antônio de Paula Mendes – S/Nº / Nova Escada – Escada PE
Fone: (81)3534-3276
E-mail: saoseverinodosramos@hotmail.com
Outros
Mídias Sociais
Facebook ____
Instagran ____
Outros

RESULTADOS SAEPE 2015

3º Ano Ensino Fundamental – LÍNGUA PORTUGUESA
3º Ano Ensino Fundamental – MATEMÁTICA

5º Ano Ensino Fundamental – LÍNGUA PORTUGUESA
5º Ano Ensino Fundamental – MATEMÁTICA